Receitas: compartilhar ou não?

como fazer doce de leite condensado em pedaços

Doce de Leite Condensado em Pedaços

Ingredientes:
01 lata de leite condensado
a mesma medida de açúcar refinado
02 colheres (sopa) de margarina

Modo de fazer
Coloque todos os ingredientes numa panela grossa (para não queimar o doce), mexa sempre e quando começar a grudar no fundo da panela, abaixe o fogo e continue mexendo até o doce ficar moreninho e desgrudar da panela, igual ao ponto de brigadeiro.
Retire a panela do fogo, coloque-a sobre um guardanapo molhado em cima da pia e mexa vigorosamente até começar aparecer cristais de açúcar e querer endurecer. Despeje o doce sobre a pedra da pia ou numa travessa de vidro untada. espere esfriar um pouco, e corte o doce no tamanho desejado.

Dica de ouro: se quiser adiantar o processo e não sofrer muito ou principalmente se for fazer 2 ou mais receitas, na hora de dar o ponto fora do fogo, use a batedeira de bolo.  Eu fiz isso e deu certo.

Agora, senta que lá vem história...

Já aconteceu de pedir uma receita pra alguém e este alguém lhe passar a receita errada ou pela metade, ou você já pegou uma receita mal elaborada, que não explicava como fazer?
Então, comigo já aconteceram as duas coisas ao mesmo tempo... eu pedi uma receita de doce de leite condensado, a pessoa me passou o link que me direcionou para um site bem conhecido, o primeirão do Google, mas a receita não dizia que deveria desligar o fogo e continuar mexendo até dar o ponto e a tal pessoa para quem eu pedi a receita, também não falou nada. Engraçado, ela já tinha feito e dado certinho...

A receita do site
(exatamente como está site)

  • 1 lata de leite condensado
  • a mesma medida da lata de açúcar
  • 2 colheres de margarina
Modo de preparo:
  1. leve ao fogo até desgrudar da panela
  2. normalmente fica com cor de doce de leite
  3. coloque em uma travessa para esfriar e corte em pedaço
Eu queria um doce de leite em pedaço, e a foto no site constava pedacinhos de doce de leite, mas o meu ficou um doce de leite puxa-puxa.

doce de leite condensado de colher

Na era do WhatsApp, mandei uma foto do resultado para a amiga que me deu a tal receita, com a legenda: "não deu certo"
Resposta da amiga: "esqueci de dizer que você tem que desligar o fogo e continuar mexendo até dar o ponto de corte."
Ah tá...
A essa altura, eu já tinha lido umas vinte receitas de doce de leite e claro, consultado a especialista em doce de leite da família. Conclusão, voltei aquela meleca pro fogo, até ficar moreninho, desliguei, coloquei a penela na pia e com uma colher de pau mexi rapidamente e quando começou a açucarar, despejei numa travessa untada.  

Tudo isso pra quê? 
Para testar se era fácil de fazer e se rendia bastante, pois queria fazer para o aniversário do Heitor, filho de uma amiga minha. 
A mãe do aniversariante aprovou, então mãos à obra.
Fizemos numa noite 5 receitas, que renderam, com sobra, 30 vidrinhos de papinha cheios.

Então minha gente, quando for passar uma receita pra alguém, passa direitinho e, mais, dá aquele truque que só você sabe pra deixar a receita mais gostosa e mais prática de fazer.
Fica a dica.


    5 comentários:

    1. Oi Karine,
      Minha madrinha fazia muito este doce quando eu era criança e até hj eu adoro.
      Por falar em receita pela metade... eu adoro sagu, mas não sou boa cozinheira. Fui num site e peguei receita de sagu. O tempo de cozimento estava errado e o meu sagu virou um grude!
      Bjs

      ResponderExcluir
    2. Oi Karine... eu já fiz este doce de leite e ficou uma delícia, colocamos
      em vidros também e minha filha vendeu na feira de empreendedorismo da escola!!!
      Beijosss

      ResponderExcluir
    3. hUMMMMMMM

      QUE Delicia *-*

      beijos ♥
      Dona de Casa Moderna
      @donadecasamoderna

      ResponderExcluir
    4. Oi Karine, oque mais tem é gente que passa receita errada, Pepa vive falando, mas como ela tem mais experiencia que eu, ela não entra em tantas "frias".E o pior é perder o material.Seu doce deu água na boca. Vou guardar, vai que resolvo fazer um docinho.
      Beijos,Vi

      ResponderExcluir
    5. Me lembro ainda pequena que minha mãe fez vários bolos de chocolate que não deram certo por conta de uma amiga/vizinha que havia dado a receita errada. Para finalizar, a "amiga" fez o bolo para ela mas não passou a receita certa. Até hoje eu tenho vontade de comer daquele bolo.
      Até mais Karine!
      Beijos.

      ResponderExcluir

    Gostou? Não gostou? Comente!

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    Visualizações

    Arquivo

    Categorias