Pular para o conteúdo principal

Visita a Amparo e região

No mês de julho, estive passeando com a minha família na Estância Hidromineral de Amparo e nas outras cidades da região. Ficamos hospedados na Unidade de Lazer da AFPESP - Associação dos Funcionários Público do Estado de São Paulo e confesso que não é uma das melhores, o prédio é bem antigo e precisa de uma reforma urgente, mas a localização é ótima e a gente ficava fora o dia todo.
O município de Amparo fica na região de Campinas e a 130 Km da capital (São Paulo), faz parte do Circuito das Águas Paulista e é muito procurada pelos turistas devido às suas fontes de águas minerais e ao belo patrimônio histórico preservado.
O turismo rural também se destaca na região, que preserva várias fazendas centenárias de café e engenhos, das quais muitas estão abrindo as portas as porteiras para os apreciadores da natureza e da gastronomia do campo.

Visita ao centro histórico de Amparo - com o seu casario bem colorido e conservado.
centro histórico de Amparo
centro de Amparo

Morro do Cristo (Parque Municipal Chico Mendes)
Amparo-SP


Fazenda Atalaia - uma antiga fazenda de café que está sendo restaurada pelos proprietários, cuja principal fonte de renda, hoje, advém da produção de queijos, e o mais importante deles, é o queijo tulha, o qual já ganhou até prêmio internacional.
Ficamos sabendo da existência dessa fazenda quando assistíamos ao Globo Rural  e mais que depressa anotei o nome e coloquei no roteiro. 
No local tem um barracão, anexo ao laticínio, onde você pode observar tranquilamente a feitura dos queijos, com os proprietários misturados aos funcionários, sem frescura e hierarquia.
Amparo - turismo rural
Aimê no curral; pausa para a mamadeira do Gael; terreiro de café; escadaria da sede; casarão
Amparo Fazenda Atalaia
laticínio, tulha; degustação; objetos antigos 

Fazenda Benedetti - propriedade especializada na produção de cachaça, cujo aroma me atraiu de longe. Existe no local uma agradável cafeteria, com decoração charmosa e que serve um cafezinho individual coado na mesa, chamado "sem pressa", além de outras gostosuras. Há também uma loja que vende cachaças, queijos, geleias, vinhos, biscoitos, tudo de fabricação própria e outras guloseimas do campo, artesanato e decoração rústicos. impossível sair de lá sem alguma nas mãos.
fazenda em Amparo
cafezinho "sem pressa"; toneis de cachaça; antigo trator

Vinícola Terrassos  - fica no alto de uma colina e como descreve o no site, a vista é exuberante. Chegamos cedo ao local, os portões ainda estavam fechados, totalmente desinformados, sem saber o que íamos encontrar pela frente, sabíamos apenas que havia um restaurante no local e que aos domingos servia festival de massas. Fomos recepcionados pelo proprietário, Sr. Luiz, que nos informou que não havia mais lugar para o almoço (pura decepção), mas que poderíamos ficar no local, apreciar a vista no deck e esperar mais gente chegar para para acompanhar uma visita guiada na propriedade. Assim fizemos e por nossa sorte ou não, houve uma desistência e nós almoçamos na cantina da vinícola (sem fotos). A comida é boa (não é excelente) e o atendimento é mais ou menos. Acho que falta um pouco de aperfeiçoamento e profissionalismo ainda.
Atualmente, existem na propriedade 7 mil pés de uva das espécies Shyraz, Sauvignon Blanc e Máximo (esta desenvolvida no Instituto Agronômico de Campinas), plantadas a 870 metros de altitude e há previsão de plantarem mais 5 mil pés. Depois da visita às parreiras, fomos conhecer as instalações da vinícola, pequena, mas bem estruturada, cuja produção ocorre em dezembro (salvo engano) e por fim, a degustação. Os vinhos não são caros, comparando com os tradicionais e mais conhecidos.
Quem for visitar o local e quiser almoçar, principalmente aos finais de semana, sugiro que faça reserva, não espere pela sorte, como nós fizemos.

vinícola em Amparo
Deck da vinícola
passeio em Amparo


Visitamos ainda as cidades vizinhas, como a de Pedreira (paraíso das comprinhas), Serra Negra e Monte Alegre do Sul, sendo esta a única que eu ainda não conhecia.

Fomos a Pedreira logo pela manhã, já certo que voltaríamos para almoçar no hotel. O combinado foi comprido, mas minha cara de "cachorrinho que caiu da mudança" deve ter sido fatal, pois o meu marido se propôs a voltar à tarde e a Aimê e eu aceitamos rapidamente. São tantas lojas especializadas em decoração (resina, alumínio, louça, MDF), que um dia só é pouco... 

Em Serra Negra, passeamos pelo centro da cidade e depois fomos conhecer a Mini Fazendinha da Tia Linda, que fica no alto da serra. Lugar bem agradável, ótimo para ir com as crianças, tem um mini zoológico, passeio a cavalo, lago, quiosques de alimentação e um restaurante.
casa do chocolate
Casa do chocolate na Mini Fazendinha da Tia Linda
Ali pegamos um ônibus e fomos, literalmente, numa viagem sinuosa e poeirenta até o Alto da Serra, onde a vista compensa os 15 minutos de chacoalhações.
Mini Fazendinha da tia Linda - Alto da Serra
Alto da Serra - Serra Negra

O que dizer de Monte Alegre do Sul? Do pouco que conheci, amei. Fomos numa época boa, quando ocorria a 24ª Festa do Morango.
Conhecemos somente o centro da cidade, onde ocorria o evento, e pelo que pude perceber tabém possui um patrimônio histórico de respeito. Depois, fiquei sabendo que existem mais de 50 alambiques no município. Poxa vida!, podiam ter me avisado antes (rs).
Mimosa Cervejeira
comprando e degustando cerveja gourmet; saboreando uma tortinha de morango; janela da namoradeira com sua palha italiana deliciosa... 

Este foi um resumão das nossas férias de julho/2017.
Ah, já ia me esquecendo, quem disse mesmo que não dá pra viajar e se divertir com crianças???

Curiosidade: O município de Amparo é o terceiro principal destino turístico do Estado de São Paulo. (fonte: wikipedia)





Comentários

  1. Oi Karine, as vezes não precisamos ir muito longe para fazer um passeio especial e muito legal.
    amei as fotos e você contando os detalhes, tenho um pé de uva, mas não devo saber cuidar dela, porque sempre a produção é miradinha.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
  2. Oi Karine,
    Não sabia desta Unidade de Amparo, pena que não esteja bem cuidada, mas pelo jeito vcs aproveitaram bastante a região. As fotos estão lindas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ola Karine,
    Que passeio bom! Já fomos algumas vezes por aí mas na época ficávamos em Serra Negra e íamos passear pela região.
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Comente!

Postagens mais visitadas deste blog

Ovelhinhas - mini livro de oração

Lembrancinha para Batizado Em meio às festas de fim de ano, misturadas com o peru e a farofa, apareceram umas ovelhinhas... Sim, ovelhinhas, este foi o tema das lembrancinhas do batizado do meu sobrinho, do qual eu fui madrinha, ocorrido no dia 23 de dezembro (2018). Disponibilizo abaixo, para download gratuito, o modelo de mini livro de orações. Aqui mostro o livrinho com a capa impressa para o batizado do Samuel, mas para o modelo para download eu deixo em branco, assim fica mais fácil para fazer edição. capa - download página 1 - download pág. 2 - download pág. 3 - download pág. 4 - download A capa foi impressa num papel mais grossinho e as demais páginas, no papel sulfite (frente e verso) e tudo em impressora jato de tinta comum. Recortei a capa um pouco maior, centralizei as folhas e grampeei, como mostra a imagem abaixo. Pronto! Embalei o livrinho e o marca página juntos num saquinho de celofane, prontos para agradar os convidad

9 ideias para decorar corredor estreito

Praticamente todas as casas têm um corredor, seja ele pequeno ou não, largo ou estreito, que dá acesso aos quartos, que liga um cômodo ao outro. Aqui em casa o corredor dá acesso aos quartos e ao banheiro social, ele é pequeno, mede exatamente 5,55 metros por 0,98 cm de largura.  Há alguns meses apareceram umas rachaduras no teto e paredes do corredor e depois de repará-las eu fiquei com vontade de dar mais vida a este ambiente, porém sem gastar muito e sem fazer outra reforma. E a forma mais simples que consegui fazer, foi colocar os posteres fotográficos das crianças e quadro de recado com fotos da família. Solução que não me gerou nenhum gasto. Mas no futuro, quando for reformar a casa, pretendo adicionar alguns elementos que dão mais destaque ao corredor, como por exemplo uma boa iluminação.   Na foto acima, eu mostro o antes e depois do corredor da minha casa, em seguida, vem o vídeo da transformação.  Agora vamos ver as inpirações para deixar o seu corredor lindo e, mais importan

PAREDE DE TIJOLINHO DE GESSO (BRICK) - tudo o que você precisa saber antes de fazer a sua

  Eu também fui "picada" pela famosa parede brick , ou seja, aquela parede de tijolinhos de gesso rústicos e aparentes, vista com frequência nas páginas de decoração e faça-você-mesmo do Instagran. Claro que essa parede não passaria por aqui despercebida.  Tudo começou com a compra da forma feita de 100% de silicone, que contém quatro moldes de tijolinhos, medindo 20 x 5 cm cada um.  A internet oferece uma gama de fornecedores, com preços variados e se você morar num grande centro, pode ter a sorte de encontrar na sua própria cidade e livrar-se da despesa com o frete. Eu comprei a minha forma na plataforma do Mercado Livre.  Material usado para a fabricação de 4 tijolos (quantidade da minha forma) : - 500 ml de água - 500 g de gesso - 1 colher (sopa) de sal Vídeo explicativo logo abaixo Como eu comprei somente uma forma, fazia 4 tijolinhos por vez. Mas para acelera o processo de secagem do gesso, incorporei o sal na mistura. Portanto, pra quem pergunta, para que serve o sal?