Pular para o conteúdo principal

Dia de São Pedro e os 3 bolos do meu aniversario

bolos de festa junina


Hoje e' o dia de São Pedro e seguindo a tradição católica popular, comemora-se este dia assim como os dias de Santo Antonio e São João, com fogueira, fogos de artificio, arraia, quadrilha e comida típica das festas juninas. Pronto! Cheguei onde eu queria! Vamos falar em comilança.
Para comemorar o meu aniversario, que foi dia 17 de junho, fiz la no meu local de trabalho (estou de licença, mas não esqueço deles!), estas duas gostosuras ai embaixo, tipicas das festas juninas: bolo pamonha e bolo paçoca, que e' de comer rezando (rs).

bolo pacoca

Receitas

BOLO PAMONHA

3 ovos
2 latas de milho verde (sem água)
1 lata de leite condensado
1/2 xícara de leite
100 g de margarina
1 colher (sopa) de fermento em pó
Bata todos os ingredientes no liquidificador, seguindo a ordem da receita, deixando por último o fermento. Coloque em uma forma de aro removível (24 cm de diâmetro), untada com margarina. Leve ao fogo médio, preaquecido, por cerca de 40 minutos ou ate dourar. Retire do forno, espere amornar, desenforme e passe para um prato de servir.

BOLO PAÇOCA

3 ovos
1/2 xícara de óleo
1 xícara de leite
1 e 1/2 xícara de açúcar
1 xícara de paçoca picadinha (usei a em barra)
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque em forma untada e enfarinhada e asse em forno médio, preaquecido por aproximadamente 40 minutos. Desenforme morno e coloque a cobertura.

Cobertura
1 lata de leite condensado
200 g de doce de leite
1 colher de margarina
2 paçocas (tipo rolha) esfareladas
(+ 2 pacocas do tipo rolha para enfeitar)
Leve todos os ingredientes ao fogo baixo, mexendo sempre, ate atingir o ponto de brigadeiro mole.
Enfeite com paçoca esfarelada.
fonte (bolo junino de paçoca): tudogostoso.com.br 


Como eu disse, estes foram os destaques da festa la na repartição, porque aqui em casa, os holofotes se voltaram para outro bolo, olha só o que a @julielypossari sabe fazer:

bolo kinder bueno


A decoração ficou por minha conta, usei tudo o que já tinha aqui em casa. Toalha xadrez (feita pela minha mãe - eu disse que ela costura perfeitamente bem), utensílios vermelhos e brancos para colocar pipoca, amendoim, docinhos típicos e o pão com carne moída, conhecido aqui na minha família por "buraco quente". E assim eu começo os meus 37 anos...

bolo junino


Comentários

  1. Que delicia chama eu rs...

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  2. Oi karine,
    Eu estava praticamente off line no seu niver. Por favor, me desculpe e aceite os parabéns atrasados.
    Seu médico obstetra está sabendo destas gordices? cuidado, grávida não pode engordar muito. Então faz o seguinte, não coma e mande para mim.
    rsrsrs
    Bjs
    gosto-disto

    ResponderExcluir
  3. Oi Karine... primeiro: parabéns atrasadinha, rsrsrs e segundo: o que é isso gentem, já estou babando de vontade de comer estes bolos, rsrsrs ai, ai estas gordices de junho!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  4. Oi Karine,eu e o Kael estamos bem,agora no início de julho vou entrar no 5º mês e vou ter ele no início de novembro. Eu vi o seu porta fraldas e é também lindo. Eu fiquei com água na boca com esse bolo de pamonha,que adoro!Já anotei a receita para fazer. O bolo da fogueira ficou lindo e criativo.Parabéns pelo seu aniversário! Obrigada pelas dicas das tintas. Bjss.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Comente!

Postagens mais visitadas deste blog

Ovelhinhas - mini livro de oração

Lembrancinha para Batizado Em meio às festas de fim de ano, misturadas com o peru e a farofa, apareceram umas ovelhinhas... Sim, ovelhinhas, este foi o tema das lembrancinhas do batizado do meu sobrinho, do qual eu fui madrinha, ocorrido no dia 23 de dezembro (2018). Disponibilizo abaixo, para download gratuito, o modelo de mini livro de orações. Aqui mostro o livrinho com a capa impressa para o batizado do Samuel, mas para o modelo para download eu deixo em branco, assim fica mais fácil para fazer edição. capa - download página 1 - download pág. 2 - download pág. 3 - download pág. 4 - download A capa foi impressa num papel mais grossinho e as demais páginas, no papel sulfite (frente e verso) e tudo em impressora jato de tinta comum. Recortei a capa um pouco maior, centralizei as folhas e grampeei, como mostra a imagem abaixo. Pronto! Embalei o livrinho e o marca página juntos num saquinho de celofane, prontos para agradar os convidad

9 ideias para decorar corredor estreito

Praticamente todas as casas têm um corredor, seja ele pequeno ou não, largo ou estreito, que dá acesso aos quartos, que liga um cômodo ao outro. Aqui em casa o corredor dá acesso aos quartos e ao banheiro social, ele é pequeno, mede exatamente 5,55 metros por 0,98 cm de largura.  Há alguns meses apareceram umas rachaduras no teto e paredes do corredor e depois de repará-las eu fiquei com vontade de dar mais vida a este ambiente, porém sem gastar muito e sem fazer outra reforma. E a forma mais simples que consegui fazer, foi colocar os posteres fotográficos das crianças e quadro de recado com fotos da família. Solução que não me gerou nenhum gasto. Mas no futuro, quando for reformar a casa, pretendo adicionar alguns elementos que dão mais destaque ao corredor, como por exemplo uma boa iluminação.   Na foto acima, eu mostro o antes e depois do corredor da minha casa, em seguida, vem o vídeo da transformação.  Agora vamos ver as inpirações para deixar o seu corredor lindo e, mais importan

PAREDE DE TIJOLINHO DE GESSO (BRICK) - tudo o que você precisa saber antes de fazer a sua

  Eu também fui "picada" pela famosa parede brick , ou seja, aquela parede de tijolinhos de gesso rústicos e aparentes, vista com frequência nas páginas de decoração e faça-você-mesmo do Instagran. Claro que essa parede não passaria por aqui despercebida.  Tudo começou com a compra da forma feita de 100% de silicone, que contém quatro moldes de tijolinhos, medindo 20 x 5 cm cada um.  A internet oferece uma gama de fornecedores, com preços variados e se você morar num grande centro, pode ter a sorte de encontrar na sua própria cidade e livrar-se da despesa com o frete. Eu comprei a minha forma na plataforma do Mercado Livre.  Material usado para a fabricação de 4 tijolos (quantidade da minha forma) : - 500 ml de água - 500 g de gesso - 1 colher (sopa) de sal Vídeo explicativo logo abaixo Como eu comprei somente uma forma, fazia 4 tijolinhos por vez. Mas para acelera o processo de secagem do gesso, incorporei o sal na mistura. Portanto, pra quem pergunta, para que serve o sal?