Dia de São Pedro e os 3 bolos do meu aniversario

bolos de festa junina


Hoje e' o dia de São Pedro e seguindo a tradição católica popular, comemora-se este dia assim como os dias de Santo Antonio e São João, com fogueira, fogos de artificio, arraia, quadrilha e comida típica das festas juninas. Pronto! Cheguei onde eu queria! Vamos falar em comilança.
Para comemorar o meu aniversario, que foi dia 17 de junho, fiz la no meu local de trabalho (estou de licença, mas não esqueço deles!), estas duas gostosuras ai embaixo, tipicas das festas juninas: bolo pamonha e bolo paçoca, que e' de comer rezando (rs).

bolo pacoca

Receitas

BOLO PAMONHA

3 ovos
2 latas de milho verde (sem água)
1 lata de leite condensado
1/2 xícara de leite
100 g de margarina
1 colher (sopa) de fermento em pó
Bata todos os ingredientes no liquidificador, seguindo a ordem da receita, deixando por último o fermento. Coloque em uma forma de aro removível (24 cm de diâmetro), untada com margarina. Leve ao fogo médio, preaquecido, por cerca de 40 minutos ou ate dourar. Retire do forno, espere amornar, desenforme e passe para um prato de servir.

BOLO PAÇOCA

3 ovos
1/2 xícara de óleo
1 xícara de leite
1 e 1/2 xícara de açúcar
1 xícara de paçoca picadinha (usei a em barra)
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque em forma untada e enfarinhada e asse em forno médio, preaquecido por aproximadamente 40 minutos. Desenforme morno e coloque a cobertura.

Cobertura
1 lata de leite condensado
200 g de doce de leite
1 colher de margarina
2 paçocas (tipo rolha) esfareladas
(+ 2 pacocas do tipo rolha para enfeitar)
Leve todos os ingredientes ao fogo baixo, mexendo sempre, ate atingir o ponto de brigadeiro mole.
Enfeite com paçoca esfarelada.
fonte (bolo junino de paçoca): tudogostoso.com.br 


Como eu disse, estes foram os destaques da festa la na repartição, porque aqui em casa, os holofotes se voltaram para outro bolo, olha só o que a @julielypossari sabe fazer:

bolo kinder bueno


A decoração ficou por minha conta, usei tudo o que já tinha aqui em casa. Toalha xadrez (feita pela minha mãe - eu disse que ela costura perfeitamente bem), utensílios vermelhos e brancos para colocar pipoca, amendoim, docinhos típicos e o pão com carne moída, conhecido aqui na minha família por "buraco quente". E assim eu começo os meus 37 anos...

bolo junino


4 comentários:

  1. Que delicia chama eu rs...

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  2. Oi karine,
    Eu estava praticamente off line no seu niver. Por favor, me desculpe e aceite os parabéns atrasados.
    Seu médico obstetra está sabendo destas gordices? cuidado, grávida não pode engordar muito. Então faz o seguinte, não coma e mande para mim.
    rsrsrs
    Bjs
    gosto-disto

    ResponderExcluir
  3. Oi Karine... primeiro: parabéns atrasadinha, rsrsrs e segundo: o que é isso gentem, já estou babando de vontade de comer estes bolos, rsrsrs ai, ai estas gordices de junho!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  4. Oi Karine,eu e o Kael estamos bem,agora no início de julho vou entrar no 5º mês e vou ter ele no início de novembro. Eu vi o seu porta fraldas e é também lindo. Eu fiquei com água na boca com esse bolo de pamonha,que adoro!Já anotei a receita para fazer. O bolo da fogueira ficou lindo e criativo.Parabéns pelo seu aniversário! Obrigada pelas dicas das tintas. Bjss.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações

Arquivo

Categorias