Pular para o conteúdo principal

Significado do nome Gael

O momento da escolha do nome de um filho é difícil, pois nem sempre o nome que agrada a mãe, faz o gosto do pai e fica pior quando se tem outro filho que já entende e quer participar da escolha (rs). Não precisa nem dizer que tudo isso aconteceu comigo, né?
Depois de muitas discussões e de vários "credos", "coitado", "deus me livre", chegamos a um senso comum. Meu filho vai se chamar GAEL. Mas isso não quer dizer que as expressões acima deixaram de ser pronunciadas. Sim, eu ouço isso e muito mais, como por exemplo: "onde você encontrou este nome?"
Não é um nome comum, mas quando uma prima o sugeriu, eu gostei e foi o primeiro nome a cair no gosto da família inteira, então bateu-se o martelo.

O significado

Há na internet várias possibilidades de origem e consequentemente vários significados. Abaixo relacionei alguns de forma bem sucinta:

1) origem francesa - belo, abençoado, generoso
No oeste da França existe uma região conhecida por Bretanha, onde se fala o bretão e desta língua originou a palavra Gwenäel, que por sua vez é a junção das palavras gwenn (branco, belo, abençoado) e hael (generoso). Gwenäel também foi o nome de um santo bretão no século VI.

2) origem irlandesa - nome de uma tribo
Segundo consta, o nome Gael era o nome de uma tribo da Irlanda, que deu origem ao idioma gaélico.

3) origem judaica - protegido, que veio para proteger
Pode ter surgido das palavras hebraicas Gah-El (nome que fazia alusão ao deus El) ou ga-al, que quer dizer redimir ou proteger.



Fontes:
www.dicionariosdenomesproprios.com.br
www.sonhos.com.br
nomeschiques.com

Comentários

  1. Oi Karine,
    O significado é lindo e o nome soa muito bem, além do mais não é um nome muito comum, que obrigue a ter nome e sobrenome. Adorei a escolha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Karine,
    O nome Gael é lindo,e adorei o significado.Aqui na Espanha tem alguns Mas nome de filho o importante é que agrade os pais,e a irmã...rsrs...
    A maioria dos espanhóis tem por tradição colocar o nome do avô paterno se for menino e da avó se for menina.Se tiver mais filhos, sobra prá outros avôs.Fica um punhado de gente com o mesmo nome.Na escola da minha filha,tem Remédios, Anunciación, Concepcion, Josefa, Francisca.E todos os nomes tem apelidos. Todo José é Pepe,todo Franscisco é Paco,por exemplo.Então se uma avó Josefa tem muitas netas, chamam a primeira de Pepa, a outra Pepita, a outra Pepitina e por aí vai...A minha filha chama Maria Eduarda é acham estranhíssimo, uma raridade,nunca viram feminino de Eduardo.
    Suspeito que é a única por aqui...kkk...
    Besitos e tenha um fim de semana abençoado

    ResponderExcluir
  3. Oi Karine, amei o nome e o significado, já imagino um bebê lindofofo, rsrsrs
    Beijosss!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Karine, é a Vi, escolher nomes é complicado mesmo, e se tiver irmãos para interferir fica mais complicado.
    Lindo o nome, lembra nome de anjo.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
  5. Bela escolha !!!
    Eu confesso que se tivesse que escolher um nome ficaria doida, srrsrssrsr
    Não sei escolher nem tecido !!!

    Amei Gael !!! Bem bonito e cheio de significado !!

    Bjus 1000 querida e uma Feliz Páscoa !!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Comente!

Postagens mais visitadas deste blog

Ovelhinhas - mini livro de oração

Lembrancinha para Batizado Em meio às festas de fim de ano, misturadas com o peru e a farofa, apareceram umas ovelhinhas... Sim, ovelhinhas, este foi o tema das lembrancinhas do batizado do meu sobrinho, do qual eu fui madrinha, ocorrido no dia 23 de dezembro (2018). Disponibilizo abaixo, para download gratuito, o modelo de mini livro de orações. Aqui mostro o livrinho com a capa impressa para o batizado do Samuel, mas para o modelo para download eu deixo em branco, assim fica mais fácil para fazer edição. capa - download página 1 - download pág. 2 - download pág. 3 - download pág. 4 - download A capa foi impressa num papel mais grossinho e as demais páginas, no papel sulfite (frente e verso) e tudo em impressora jato de tinta comum. Recortei a capa um pouco maior, centralizei as folhas e grampeei, como mostra a imagem abaixo. Pronto! Embalei o livrinho e o marca página juntos num saquinho de celofane, prontos para agradar os convidad

9 ideias para decorar corredor estreito

Praticamente todas as casas têm um corredor, seja ele pequeno ou não, largo ou estreito, que dá acesso aos quartos, que liga um cômodo ao outro. Aqui em casa o corredor dá acesso aos quartos e ao banheiro social, ele é pequeno, mede exatamente 5,55 metros por 0,98 cm de largura.  Há alguns meses apareceram umas rachaduras no teto e paredes do corredor e depois de repará-las eu fiquei com vontade de dar mais vida a este ambiente, porém sem gastar muito e sem fazer outra reforma. E a forma mais simples que consegui fazer, foi colocar os posteres fotográficos das crianças e quadro de recado com fotos da família. Solução que não me gerou nenhum gasto. Mas no futuro, quando for reformar a casa, pretendo adicionar alguns elementos que dão mais destaque ao corredor, como por exemplo uma boa iluminação.   Na foto acima, eu mostro o antes e depois do corredor da minha casa, em seguida, vem o vídeo da transformação.  Agora vamos ver as inpirações para deixar o seu corredor lindo e, mais importan

PAREDE DE TIJOLINHO DE GESSO (BRICK) - tudo o que você precisa saber antes de fazer a sua

  Eu também fui "picada" pela famosa parede brick , ou seja, aquela parede de tijolinhos de gesso rústicos e aparentes, vista com frequência nas páginas de decoração e faça-você-mesmo do Instagran. Claro que essa parede não passaria por aqui despercebida.  Tudo começou com a compra da forma feita de 100% de silicone, que contém quatro moldes de tijolinhos, medindo 20 x 5 cm cada um.  A internet oferece uma gama de fornecedores, com preços variados e se você morar num grande centro, pode ter a sorte de encontrar na sua própria cidade e livrar-se da despesa com o frete. Eu comprei a minha forma na plataforma do Mercado Livre.  Material usado para a fabricação de 4 tijolos (quantidade da minha forma) : - 500 ml de água - 500 g de gesso - 1 colher (sopa) de sal Vídeo explicativo logo abaixo Como eu comprei somente uma forma, fazia 4 tijolinhos por vez. Mas para acelera o processo de secagem do gesso, incorporei o sal na mistura. Portanto, pra quem pergunta, para que serve o sal?