Significado do nome Gael

O momento da escolha do nome de um filho é difícil, pois nem sempre o nome que agrada a mãe, faz o gosto do pai e fica pior quando se tem outro filho que já entende e quer participar da escolha (rs). Não precisa nem dizer que tudo isso aconteceu comigo, né?
Depois de muitas discussões e de vários "credos", "coitado", "deus me livre", chegamos a um senso comum. Meu filho vai se chamar GAEL. Mas isso não quer dizer que as expressões acima deixaram de ser pronunciadas. Sim, eu ouço isso e muito mais, como por exemplo: "onde você encontrou este nome?"
Não é um nome comum, mas quando uma prima o sugeriu, eu gostei e foi o primeiro nome a cair no gosto da família inteira, então bateu-se o martelo.

O significado

Há na internet várias possibilidades de origem e consequentemente vários significados. Abaixo relacionei alguns de forma bem sucinta:

1) origem francesa - belo, abençoado, generoso
No oeste da França existe uma região conhecida por Bretanha, onde se fala o bretão e desta língua originou a palavra Gwenäel, que por sua vez é a junção das palavras gwenn (branco, belo, abençoado) e hael (generoso). Gwenäel também foi o nome de um santo bretão no século VI.

2) origem irlandesa - nome de uma tribo
Segundo consta, o nome Gael era o nome de uma tribo da Irlanda, que deu origem ao idioma gaélico.

3) origem judaica - protegido, que veio para proteger
Pode ter surgido das palavras hebraicas Gah-El (nome que fazia alusão ao deus El) ou ga-al, que quer dizer redimir ou proteger.



Fontes:
www.dicionariosdenomesproprios.com.br
www.sonhos.com.br
nomeschiques.com

5 comentários:

  1. Oi Karine,
    O significado é lindo e o nome soa muito bem, além do mais não é um nome muito comum, que obrigue a ter nome e sobrenome. Adorei a escolha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Karine,
    O nome Gael é lindo,e adorei o significado.Aqui na Espanha tem alguns Mas nome de filho o importante é que agrade os pais,e a irmã...rsrs...
    A maioria dos espanhóis tem por tradição colocar o nome do avô paterno se for menino e da avó se for menina.Se tiver mais filhos, sobra prá outros avôs.Fica um punhado de gente com o mesmo nome.Na escola da minha filha,tem Remédios, Anunciación, Concepcion, Josefa, Francisca.E todos os nomes tem apelidos. Todo José é Pepe,todo Franscisco é Paco,por exemplo.Então se uma avó Josefa tem muitas netas, chamam a primeira de Pepa, a outra Pepita, a outra Pepitina e por aí vai...A minha filha chama Maria Eduarda é acham estranhíssimo, uma raridade,nunca viram feminino de Eduardo.
    Suspeito que é a única por aqui...kkk...
    Besitos e tenha um fim de semana abençoado

    ResponderExcluir
  3. Oi Karine, amei o nome e o significado, já imagino um bebê lindofofo, rsrsrs
    Beijosss!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Karine, é a Vi, escolher nomes é complicado mesmo, e se tiver irmãos para interferir fica mais complicado.
    Lindo o nome, lembra nome de anjo.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
  5. Bela escolha !!!
    Eu confesso que se tivesse que escolher um nome ficaria doida, srrsrssrsr
    Não sei escolher nem tecido !!!

    Amei Gael !!! Bem bonito e cheio de significado !!

    Bjus 1000 querida e uma Feliz Páscoa !!

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações

Arquivo

Categorias