Significado do nome Gael

O momento da escolha do nome de um filho é difícil, pois nem sempre o nome que agrada a mãe, faz o gosto do pai e fica pior quando se tem outro filho que já entende e quer participar da escolha (rs). Não precisa nem dizer que tudo isso aconteceu comigo, né?
Depois de muitas discussões e de vários "credos", "coitado", "deus me livre", chegamos a um senso comum. Meu filho vai se chamar GAEL. Mas isso não quer dizer que as expressões acima deixaram de ser pronunciadas. Sim, eu ouço isso e muito mais, como por exemplo: "onde você encontrou este nome?"
Não é um nome comum, mas quando uma prima o sugeriu, eu gostei e foi o primeiro nome a cair no gosto da família inteira, então bateu-se o martelo.

O significado

Há na internet várias possibilidades de origem e consequentemente vários significados. Abaixo relacionei alguns de forma bem sucinta:

1) origem francesa - belo, abençoado, generoso
No oeste da França existe uma região conhecida por Bretanha, onde se fala o bretão e desta língua originou a palavra Gwenäel, que por sua vez é a junção das palavras gwenn (branco, belo, abençoado) e hael (generoso). Gwenäel também foi o nome de um santo bretão no século VI.

2) origem irlandesa - nome de uma tribo
Segundo consta, o nome Gael era o nome de uma tribo da Irlanda, que deu origem ao idioma gaélico.

3) origem judaica - protegido, que veio para proteger
Pode ter surgido das palavras hebraicas Gah-El (nome que fazia alusão ao deus El) ou ga-al, que quer dizer redimir ou proteger.



Fontes:
www.dicionariosdenomesproprios.com.br
www.sonhos.com.br
nomeschiques.com

5 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações

Arquivo

Categorias