Pular para o conteúdo principal

Exame de sexagem fetal

Eu fiz!!!

arquivo pessoal - foto da minha primeira gestação (2010)

No início da gestação, os pais ficam ansiosos para saberem o sexo do bebê e são raros aqueles que esperam até o nascimento para ter esta confirmação, geralmente, ficam sabendo por volta da 17ª semana, através da ultrassonografia. Mas desde 2003 está disponível no Brasil um exame (teste) não invasivo, chamado sexagem fetal, que é possível através de uma pequena amostra de sangue da mãe (retirado do braço, viu, e não da barriga como muitos pensam), determinar o sexo do feto. Este exame é feito a partir da 8ª semana de gestação, não precisa de nenhum preparo, como por exemplo, estar em jejum, nem de pedido do médico. O grau de acerto passa dos 99%, desde que feito a partir da 8ª semana e o resultado demora de 5 a 15 dias pra ficar pronto.
Explicando de uma maneira bem simples, o teste é realizado através da análise do DNA fetal presente no sangue da mãe. Durante a gestação, uma pequena quantidade de células do feto passam para o sangue da gestante, através da placenta. Se no sangue materno houver a identificação de partes de cromossomos Y - aquele que determina o sexo masculino no ser humano - isto indica que é um menino, e a ausência dele, uma menina.
escola.britannica.com.br

  A desvantagem do teste é o seu alto custo, que varia de R$ 300,00 a R$ 500,00, dependendo do laboratório, e não há cobertura dos planos de saúde por não se tratar de exame necessário.

Quando a gestação é de gêmeos, a presença de cromossomo Y significa que ao menos um será menino, já a ausência, indica que os dois bebês são femininos.

Alguns fatores que podem interferir no resultado do teste:
  • transfusão de sangue ou transplante de órgão - se a gestante recebeu em algum momento sangue/órgão de um homem, ela vai apresentar cromossomo Y na sua corrente sanguínea;
  • procedimento de fertilização in vitro - se a gestante teve uma gravidez múltipla, com a implantação de mais de um embrião, e algum desse não sobrevive, o DNA do embrião abortado pode ser encontrado no sangue da gestante por até 2 semana;
  • realização do exame antes da 8ª semana.

Com o resultado do meu exame em mãos, que está previsto pra sair no dia 28/12/15, vamos preparar para a família uma festa de "Revelação do Sexo", que será mostrado tudo aqui.

Fontes:
www.planetabebe.com.br/sexagem_fetal1.php
guiadobebe.uol.com.br/sexagem-fetal/
www.bolsademulher.com

Comentários

  1. Oi Karine,
    Eu não sabia deste exame! Achei muito legal vcs revelarem o sexo do BB no réveillon. Depois conte para a gente tb.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Karine
    Obrigada pela visita e comentário deixado no bloguinho.
    Desconhecia este tipo de exame, que bacana.
    Depois nos conte como foi a revelação.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Karine, quando eu tive os meus bebês não havia este teste por aqui e tive que esperar até os 4 meses para saber... quero ver as fotos da revelação pois acho que você já está preparando algo bem criativo, rsrsrs beijosss!!!

    ResponderExcluir
  4. Aiii que legal, eu não fiz esse exame,mas estou ansiosa para saber o sexo do meu. Depois de três meninos nem preciso dizer que sonho com uma menininha né, vamos ver!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Comente!

Postagens mais visitadas deste blog

Ovelhinhas - mini livro de oração

Lembrancinha para Batizado Em meio às festas de fim de ano, misturadas com o peru e a farofa, apareceram umas ovelhinhas... Sim, ovelhinhas, este foi o tema das lembrancinhas do batizado do meu sobrinho, do qual eu fui madrinha, ocorrido no dia 23 de dezembro (2018). Disponibilizo abaixo, para download gratuito, o modelo de mini livro de orações. Aqui mostro o livrinho com a capa impressa para o batizado do Samuel, mas para o modelo para download eu deixo em branco, assim fica mais fácil para fazer edição. capa - download página 1 - download pág. 2 - download pág. 3 - download pág. 4 - download A capa foi impressa num papel mais grossinho e as demais páginas, no papel sulfite (frente e verso) e tudo em impressora jato de tinta comum. Recortei a capa um pouco maior, centralizei as folhas e grampeei, como mostra a imagem abaixo. Pronto! Embalei o livrinho e o marca página juntos num saquinho de celofane, prontos para agradar os convidad

9 ideias para decorar corredor estreito

Praticamente todas as casas têm um corredor, seja ele pequeno ou não, largo ou estreito, que dá acesso aos quartos, que liga um cômodo ao outro. Aqui em casa o corredor dá acesso aos quartos e ao banheiro social, ele é pequeno, mede exatamente 5,55 metros por 0,98 cm de largura.  Há alguns meses apareceram umas rachaduras no teto e paredes do corredor e depois de repará-las eu fiquei com vontade de dar mais vida a este ambiente, porém sem gastar muito e sem fazer outra reforma. E a forma mais simples que consegui fazer, foi colocar os posteres fotográficos das crianças e quadro de recado com fotos da família. Solução que não me gerou nenhum gasto. Mas no futuro, quando for reformar a casa, pretendo adicionar alguns elementos que dão mais destaque ao corredor, como por exemplo uma boa iluminação.   Na foto acima, eu mostro o antes e depois do corredor da minha casa, em seguida, vem o vídeo da transformação.  Agora vamos ver as inpirações para deixar o seu corredor lindo e, mais importan

PAREDE DE TIJOLINHO DE GESSO (BRICK) - tudo o que você precisa saber antes de fazer a sua

  Eu também fui "picada" pela famosa parede brick , ou seja, aquela parede de tijolinhos de gesso rústicos e aparentes, vista com frequência nas páginas de decoração e faça-você-mesmo do Instagran. Claro que essa parede não passaria por aqui despercebida.  Tudo começou com a compra da forma feita de 100% de silicone, que contém quatro moldes de tijolinhos, medindo 20 x 5 cm cada um.  A internet oferece uma gama de fornecedores, com preços variados e se você morar num grande centro, pode ter a sorte de encontrar na sua própria cidade e livrar-se da despesa com o frete. Eu comprei a minha forma na plataforma do Mercado Livre.  Material usado para a fabricação de 4 tijolos (quantidade da minha forma) : - 500 ml de água - 500 g de gesso - 1 colher (sopa) de sal Vídeo explicativo logo abaixo Como eu comprei somente uma forma, fazia 4 tijolinhos por vez. Mas para acelera o processo de secagem do gesso, incorporei o sal na mistura. Portanto, pra quem pergunta, para que serve o sal?