Exame de sexagem fetal

Eu fiz!!!

arquivo pessoal - foto da minha primeira gestação (2010)

No início da gestação, os pais ficam ansiosos para saberem o sexo do bebê e são raros aqueles que esperam até o nascimento para ter esta confirmação, geralmente, ficam sabendo por volta da 17ª semana, através da ultrassonografia. Mas desde 2003 está disponível no Brasil um exame (teste) não invasivo, chamado sexagem fetal, que é possível através de uma pequena amostra de sangue da mãe (retirado do braço, viu, e não da barriga como muitos pensam), determinar o sexo do feto. Este exame é feito a partir da 8ª semana de gestação, não precisa de nenhum preparo, como por exemplo, estar em jejum, nem de pedido do médico. O grau de acerto passa dos 99%, desde que feito a partir da 8ª semana e o resultado demora de 5 a 15 dias pra ficar pronto.
Explicando de uma maneira bem simples, o teste é realizado através da análise do DNA fetal presente no sangue da mãe. Durante a gestação, uma pequena quantidade de células do feto passam para o sangue da gestante, através da placenta. Se no sangue materno houver a identificação de partes de cromossomos Y - aquele que determina o sexo masculino no ser humano - isto indica que é um menino, e a ausência dele, uma menina.
escola.britannica.com.br

  A desvantagem do teste é o seu alto custo, que varia de R$ 300,00 a R$ 500,00, dependendo do laboratório, e não há cobertura dos planos de saúde por não se tratar de exame necessário.

Quando a gestação é de gêmeos, a presença de cromossomo Y significa que ao menos um será menino, já a ausência, indica que os dois bebês são femininos.

Alguns fatores que podem interferir no resultado do teste:
  • transfusão de sangue ou transplante de órgão - se a gestante recebeu em algum momento sangue/órgão de um homem, ela vai apresentar cromossomo Y na sua corrente sanguínea;
  • procedimento de fertilização in vitro - se a gestante teve uma gravidez múltipla, com a implantação de mais de um embrião, e algum desse não sobrevive, o DNA do embrião abortado pode ser encontrado no sangue da gestante por até 2 semana;
  • realização do exame antes da 8ª semana.

Com o resultado do meu exame em mãos, que está previsto pra sair no dia 28/12/15, vamos preparar para a família uma festa de "Revelação do Sexo", que será mostrado tudo aqui.

Fontes:
www.planetabebe.com.br/sexagem_fetal1.php
guiadobebe.uol.com.br/sexagem-fetal/
www.bolsademulher.com

4 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações

Arquivo

Categorias