Medidas na cozinha


Você segue à risca uma receita, usa as medidas sugeridas ou faz tudo "a olho"?
Dependendo da receita, principalmente se for doces ou caldas, é imprescindível seguir as medidas exatas da receita, para que não haja interferência no resultado final.
Acontece que têm copos e xícaras de vários tamanhos e para não ter dúvida e confusão, foram criadas as medidas padronizadas, ou seja, quando se diz uma xícara de chá, por exemplo, estou me referindo a 240 ml de líquido ou 180 g de açúcar, e assim vai...
Para facilitar eu montei uma tabela com os ingredientes mais usados no dia a dia.

TABELA DE MEDIDAS CULINÁRIAS
LÍQUIDO
AÇÚCAR
FARINHA DE TRIGO
1 xícara (chá)        240 ml
1 colher (sopa)        15 ml
1 colher (chá)            5 ml
1 xícara (chá)        180 g
1 colher (sopa)        12 g
1 colher (chá)            4 g
1 xícara (chá)        120 g
1 colher (sopa)       7,5 g
1 colher (chá)         2,5 g
CHOCOLATE EM PÓ
MANTEIGA
ARROZ
1 xícara (chá)            90 g
1 colher (sopa)           6 g
1 colher (chá)             2 g
1 xícara (chá)        200 g
1 colher (sopa)          2 g
1 colher (chá)            4 g
1 xícara (chá)        200 g


Logo abaixo, há uma seleção de colheres e copos medidores dos mais variados materiais: inox, plástico, silicone, louça e de diversos formatos também, alguns bem "cutes", que podem até servir de decoração da cozinha, como as colherinhas de louça que se parecem com flores no vasinho.


Na minha cozinha, eu tenho um copo de silicone que comprei no aliexpress, o qual eu adoro e é muito útil, pois ele é flexível e ajuda bem na hora de encher as forminhas de cupcake, por exemplo.


Também uso muito as colheres e xícaras de medidas padronizadas, que são de plástico e facilmente encontradas em lojas de produtos populares.

Quando o ingrediente é líquido e quente, preferido usar a tradicional jarrinha de vidro da Marinex, que marca em copos e em mililitros.

Agora, se você não tem nada disso, pode usar uma xícara de chá ou um copo americano e colheres tradicionais da cozinha. De preferência, quando for fazer uma receita qualquer, use a mesma xícara e a mesma colher para medir todos os ingredientes, para não haver divergência de quantidade e alterar o resultado do seu prato.
As colheres abaixo são comuns na cozinha e servem tranquilamente para medir os ingredientes de sua receita. Porém, quando se diz uma colher, não vale exagerar e fazer uma montanha, coloque pouca quantidade, somente o suficiente para cobrir toda a superfície da colher (rasa).
Agora é só praticar...

2 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações

Arquivo

Categorias