Pular para o conteúdo principal

Madeira de demolição à minha moda

Sempre fui apaixonada por madeira de demolição, mesmo antes dela ser tão valorizada e custar tão caro como agora. Há alguns anos, era fácil ganhar uma tábua, as pessoas agradeciam se você recolhesse os restos de madeira da casa demolida, hoje, a madeira de demolição, muito usada na fabricação de móveis rústicos, está a preço de ouro e já ouvi falar que, aqui na minha região, na zona rural, estão ocorrendo furtos desse tipo de madeira, a família sai para trabalhar e quando volta só encontra o esqueleto da casa. Abaixo segue algumas imagens, capturadas no Google de bancos feitos de madeira de demolição:


Como eu nunca tive coragem oportunidade de comprar nada, resolvi eu mesma transformar um banquinho simples em "um banco de madeira de demolição". Eu achei este banco abandonado, literalmente, ao relento na loja do meu sogro. Quando o vi, não exitei, fui logo pedindo e colocando no porta malas do carro. Ninguém entendeu o que ia fazer com aquele banco velho. Pelos meus cálculos, o banco deve ter uns 40 anos de idade e foi muito judiado (maltratado). Originalmente ele era pintado de branco, mas a tinta já estava descascando e havia muitas marcas na base.
Para iniciar a transformação, passei duas demãos de removedor de tinta em gel (Striptizi), lixei muito e muito com todas as gramaturas de lixas possíveis, limpei com Tinner e depois passei seladora e cera. Segui as dicas da Sandra Guadagnin, do blog Madeira em Forma,  nesta postagem aqui. E o resultado foi este, olha só o que eu sei fazer:

 Tem todas as características de um móvel de madeira de demolição: restos de tinta, marcas de prego, marcas do tempo.
Antes

Depois

Esta foto eu coloquei só para mostrar o brilho. Eu gostaria  que cada um pudesse tocá-lo, para poder sentir a textura aveludada, sinal de muita força no braço para lixar e lustrar.  
Ainda pretendo fazer um futon para cobrir as marcas que eu não consegui tirar. O banquinho eu deixei próximo à entrada principal de minha casa, para, quem for capaz, apreciá-lo. Digo "capaz", porque ontem uma amiga perguntou o que eu ia fazer com este banquinho, e eu disse: nada já está pronto...

E aí, ficou ou não uma graça?

Comentários

  1. Oi Karine,
    O banquinho ficou lindo e eu não colocaria o futton, deixaria as marcas aparentes, pois elas tb são bonitas.
    Puxa, sua amiga é muito insensível!
    Tenha um ótimo restinho de semana!
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  2. Ficou simplismente lindo!!! E é como nossa amiga ai falou, eu não colocaria futton não assim é que está toda beleza, lindo!! Parabéns..

    ResponderExcluir
  3. Tem coisas que só amiga blogueira entende, releve o comentário da sua amiga...rs...
    Menina do céu, fiquei absurdada com o relato que fez, até onde chega a situação do ser humano em roubar até a madeira das casas das pessoas....snata mãe de Deus, em que mundo vivemos.
    Bom, o que tenho a te dizer é que teve muita sorte. O banco é mesmo lindo, a ideia de colocar o futton é ótima para deixá-lo moderninho. Beijinhos querida! Parabéns mulher criativa.

    ResponderExcluir
  4. Oi Karine,
    Lindo trabalho, sua amiga precisa 'rever os conceitos' rs
    Esse lixar e lixar e lixar já me cansou! rs
    Admiro quem tem a paciência em fazer trabalhos grandes assim.

    Fiquei boba com esse relato do roubo, que absurdo!

    Também sou do time 'não coloca o futton' rs

    bjs, ótima sexta e finde!

    ResponderExcluir
  5. Ficou simplesmente lindoooo... adoro moveis de madeira de demolição... uma pena que são tão caros.

    ResponderExcluir
  6. bah, que coisa bem feia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeito a sua opinião. Não são todas as pessoas que gostam deste tipo de móvel/madeira.

      Excluir
  7. Ficou lindo! Gosto demais deste estilo do velho, estragado, arranhado. Parabéns, ficou um belíssimo trabalho! =)

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal, sabia que muita gente acha que compra móveis de demolição, mas na verdade está comprando um móvel feito com madeira nova e camuflado, ou seja,pintado depois lixado dando a aparência de demolição, falo por experiência própria, pois tenho uma marcenaria em são joão del rei-MG.

    Aqui vai um link de uma reportagem da Ana maria Braga sobre móveis de demolição.

    https://www.youtube.com/watch?v=x0oAtgLp3pE

    ResponderExcluir
  9. Olá, de tudo que já vi aqui na net, seu trabalho é o mais próximo do trabalho que gosto.Parabéns!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Comente!

Postagens mais visitadas deste blog

Ovelhinhas - mini livro de oração

Lembrancinha para Batizado Em meio às festas de fim de ano, misturadas com o peru e a farofa, apareceram umas ovelhinhas... Sim, ovelhinhas, este foi o tema das lembrancinhas do batizado do meu sobrinho, do qual eu fui madrinha, ocorrido no dia 23 de dezembro (2018). Disponibilizo abaixo, para download gratuito, o modelo de mini livro de orações. Aqui mostro o livrinho com a capa impressa para o batizado do Samuel, mas para o modelo para download eu deixo em branco, assim fica mais fácil para fazer edição. capa - download página 1 - download pág. 2 - download pág. 3 - download pág. 4 - download A capa foi impressa num papel mais grossinho e as demais páginas, no papel sulfite (frente e verso) e tudo em impressora jato de tinta comum. Recortei a capa um pouco maior, centralizei as folhas e grampeei, como mostra a imagem abaixo. Pronto! Embalei o livrinho e o marca página juntos num saquinho de celofane, prontos para agradar os convidad

9 ideias para decorar corredor estreito

Praticamente todas as casas têm um corredor, seja ele pequeno ou não, largo ou estreito, que dá acesso aos quartos, que liga um cômodo ao outro. Aqui em casa o corredor dá acesso aos quartos e ao banheiro social, ele é pequeno, mede exatamente 5,55 metros por 0,98 cm de largura.  Há alguns meses apareceram umas rachaduras no teto e paredes do corredor e depois de repará-las eu fiquei com vontade de dar mais vida a este ambiente, porém sem gastar muito e sem fazer outra reforma. E a forma mais simples que consegui fazer, foi colocar os posteres fotográficos das crianças e quadro de recado com fotos da família. Solução que não me gerou nenhum gasto. Mas no futuro, quando for reformar a casa, pretendo adicionar alguns elementos que dão mais destaque ao corredor, como por exemplo uma boa iluminação.   Na foto acima, eu mostro o antes e depois do corredor da minha casa, em seguida, vem o vídeo da transformação.  Agora vamos ver as inpirações para deixar o seu corredor lindo e, mais importan

PAREDE DE TIJOLINHO DE GESSO (BRICK) - tudo o que você precisa saber antes de fazer a sua

  Eu também fui "picada" pela famosa parede brick , ou seja, aquela parede de tijolinhos de gesso rústicos e aparentes, vista com frequência nas páginas de decoração e faça-você-mesmo do Instagran. Claro que essa parede não passaria por aqui despercebida.  Tudo começou com a compra da forma feita de 100% de silicone, que contém quatro moldes de tijolinhos, medindo 20 x 5 cm cada um.  A internet oferece uma gama de fornecedores, com preços variados e se você morar num grande centro, pode ter a sorte de encontrar na sua própria cidade e livrar-se da despesa com o frete. Eu comprei a minha forma na plataforma do Mercado Livre.  Material usado para a fabricação de 4 tijolos (quantidade da minha forma) : - 500 ml de água - 500 g de gesso - 1 colher (sopa) de sal Vídeo explicativo logo abaixo Como eu comprei somente uma forma, fazia 4 tijolinhos por vez. Mas para acelera o processo de secagem do gesso, incorporei o sal na mistura. Portanto, pra quem pergunta, para que serve o sal?