Dia Nacional do Café

Não posso começar este post sem antes me desculpar pela ausência. Passei por um período bem atribulado na minha vida pessoal e profissional, não tinha tempo pra nada. Parece que as coisas "sossegaram", pelo menos por enquanto, então, vou tentar manter a assiduidade.




 Logo cedo fiquei sabendo que hoje é o Dia Nacional do Café, não tinha data mais adequada para postar umas fotos da máquina de moer café (moinho) que pertencia ao meu avô, Seu Antonio Possari. Essa máquina estava "desativada" há, pelo menos, 20 anos e a idade real dela eu não sei. Só sei que o meu tio não sabia o que fazer com a tal máquina, foi quando eu a pedi pra mim. Fiquei uma manhã inteira de um domingo lavando a "bichinha" e a única coisa que ouvia era; " o que você vai fazer com isso?" Depois de limpa, mandei-a para uma retífica de motores e depois para uma funilaria, para fazer a pintura (com tinta martelada, como a original). Ficou nova! lindona, igual a muitos anos atrás quando ela ficava sobre uma escrivaninha de madeira no "escritório" da casa do meu avô. Agora a máquina está em casa e funcionando.
Gente, tem cheiro mais gostoso do que o cheiro do café fresquinho?
Algumas curiosidades sobre a segunda bebida mais consumida no mundo (só perde para a água):
- é de origem africana e foi trazido ao Brasil no final do século XVIII;
- o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo e é também o segundo maior mercado consumidor, só perde para os EUA;
- a data 24 de maio simboliza o início da colheita;
- existem vários tipos: café coado, filtrado, expresso, pingado, latte, cappuccino, intenso... Qual vocês preferem????

  Olha só o que eu sei fazer
olhem só o estado deplorarável do moinho, mas eu vi potencial nele....

ANTES

DEPOIS

Detalhes: motor com a plaquinha de identificação original; a parte  interna pintada e os grãos de café  que sobraram da última moagem!!!! 
PS. a minha nova funcionária me perguntou se eu ia vender na café!!!! kkkk

7 comentários:

  1. LINDA!!!!!!!! E O CAFÉ MOIDO NA HR É TD BOM!!!!! BJIN

    ResponderExcluir
  2. Fantástico!!

    http://estilohedonico.blogspot.pt/

    xoxo

    ResponderExcluir
  3. E VIM DO MOSAICO E TAMBÉM ESTOU LÁ SOU A NUMERO 7 É MUITO BOM RESTAURAR O PASSADO NÉ AMIGA BJS VÁ LÁ ME VER TAMBÉM,TENHA UMA LINDA SEMANA

    ResponderExcluir
  4. Oi Karine
    Obrigada pela visita e pela participação no mosaico, eu agradeceria se você pudesse colocar o selinho no post ou na lateral do blog.
    Essa maquina de moer café foi realmente um achado e a historia dela é muito bacana. Sem dizer que ficou maravilhosa restaurada.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Que legal...amei!!!!
    No brechozin tem post de VINTAGE, com propagandas antigas.... Caso possam, dêem uma olhadinha.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Vim conhecer seu blog e ver seu post de Volta ao passado.
    Quantas lembranças. Sou do tempo do café moído na hora. Não tínhamos desta máquina, mas um moínho manual,
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. ainda bem q vc não desistiu dela, kkk sei como oé que é ...pessoas falando o que vc vai fazer com isso, que cacareco enfim............. mas lembrei do tempo que ainda menina em uma cidade quase no fim do mundo chamada Lizarda que meu bisavô acordava na madrugada para torrar os g~raos de café no fogão caipira e depois ia moer, não era uma máquina assim tão gd , mais um pequena e o cheiro menina parece q foi ontem...amei esse mosaico pois estou viajando e rememorando fatos que nunca pensei terem me marcado tanto

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações

Arquivo

Categorias